Seriados dos Anos 60

Os anos 60 foram marcados pela disseminação dos aparelhos de TV em nosso país. Inicialmente com poucos canais, funcionando em horários definidos, aos poucos a cultura televisiva foi se espalhando, e tendo em vista o alto custo das produções, a opção foi a importação dos seriados realizados no exterior, principalmente nos EUA.
Nós, que participamos como crianças e adolescentes desse período, vamos buscar no fundo de nossas mentes as lembranças destes seriados, alguns inclusive reprisados atualmente nos canais de TV por assinatura, fascinando também as gerações mais novas, apesar de sua grande defasagem em termos tecnológicos. Por causa dessa última e pelo barateamento da tecnologia, estes seriados, outrora programados em grades de horários nobres, passaram a ser menos prestigiados, chegando até mesmo a ser denominados de "enlatados". Mas isso não interessa, e que tal iniciar uma pequena turnê por algumas dessas antigas 'cult series' ?
Procurei selecionar, além dos meus prefereridos, aqueles que obtiveram sucesso em nosso país, indicando 'links' para os aficionados de cada um deles.




Se voce conhece um 'site' de alguma outra Série dos Anos 60, pode me enviar pelo e-mail, e ele será apresentado aqui.

Próximo Seriado:
McGyver: Profissão Perigo




SERIADO DO MÊS

 
O Ás do Poquer
A conquista do velho oeste sempre foi um dos temas marcantes da cultura americana. A saga da ocupação deste território ocorrida no século passado foi explorada pela literatura e depois em imagens com o advento do cinema e da TV.
As histórias dos homens que representavam a lei naqueles tempos foram muitas, e a figura de Bat Masterson é um exemplo de como esta tarefa foi desempenhada com nobreza e lealdade. William Barclay Masterson foi um personagem real, nascido canadense, que tornou-se uma das legendas do oeste, ao ser atraído pela febre das riquezas provenientes do extermínio dos indígenas, da descoberta de ouro e da captura de búfalos selvagens.
Sua figura era diferente da dos demais cavalheiros - usava bengala, pois recebeu um tiro no joelho ao participar de um duelo, e uma casaca escura, que deu origem ao seu apelido de 'Bat' (morcego). A sua profissão de xerife não o impedia de ser um dos maiores jogadores de cartas do seu tempo, garantindo-lhe uma outra boa fonte de renda. Depois de muitos anos ele se aposentou, mudando-se para Nova Iorque, onde terminou seus dias como comentarista esportivo de jornal.
O Ás do PoquerA série de TV foi ao ar durante quatro anos (58 a 61) e exibida no início dos anos 60 no Brasil (patrocinado pelo sabonete Cinta Azul). Os episódios relatavam a saga de Bat pelas cidades do velho oeste (principalmente naquela onde foi o xerife por mais tempo - Dodge City). O papel principal ficou com o ator Gene Barry, que teve em Bat o seu personagem de maior fama.
Envolvimentos com intrigas, criminosos e belas damas recheavam os episódios, que retratavam o universo do velho oeste, com as suas estradas de ferro, carruagens, cavalos, fazendas de gado, índios, rios, minas de ouro, e 'saloons' de jogo, onde ele sempre 'dava as cartas'. Além da caça aos fora da lei, Bat acabava se envolvendo com outras confusões ao sair na defesa de seus amigos.
Emblema de XerifeA inseparável vestimenta com bengala, casaca e chapéu enganava os seus adversários, pois todos pensavam que ele era apenas mais um 'almofadinha' recém chegado das terras do leste. A sua bengala tinha outra importante utilizade, servia para bater nos adversários que trapaceavam no jogo, exploravam os fracos ou ameaçavam as donzelas. Os episódios da série mostravam um Bat sempre elegante e cavalheiro, a acabaram destacando de forma demasiada uma característica que não foi tão predominante em sua vida real, marcada pela realidade de um território onde a lei era desafiada a cada momento.
Os 'links' abaixo trazem mais informações sobre este importante seriado.

Wild West Legends

Cowboy.com

Bat Masterson's Episode Guide

Os primeiros avanços na arte da animação foram desenvolvidos na Inglaterra e o principal nome desta corrente foi Gerry Anderson, que produziu séries como Fireball XL-5, Stingray e Supercar, entre outras. Era a chamada arte da "SUPERMARIONATION", onde os artistas eram bonecos movimentados precariamente com técnica assemelhada à que se usa com marionetes.

A série que utilizou esta técnica e fez o maior sucesso no Brasil foi THUNDERBIRDS.
O seriado enfocava as aventuras de uma família voltada para defender a Terra de todos os perigos que povoam as séries de ficção científica: monstros, vilões, seres do espaço, etc.

Escondida sob a organização secreta INTERNACIONAL RESCUE (Salvamento Internacional), a família Tracy utilizava os seus veículos voadores, seus colaboradores e empregados para ajudar governos, lutar contra seus inimigos e enfrentar as mais diversas intempéries climáticas.
No Brasil, a sigla IR foi utilizada pelo patrocinador do programa, tendo sido denominada de "Invencíveis Royal", marca de uma gelatina.

Bem vindos ao Rancho Ponderosa, no Nevada, onde a Família Cartwrigth viveu a sua saga no Velho Oeste Americano.
O horário noturno sempre foi o mais "nobre" da televisão, e nas noites de semana BONANZA era uma das atrações. A Família era composta por um viúvo e três filhos solteiros, com personalidades bem diferenciadas, o que garantia sempre uma grande quantidade de temas a serem explorados.
Apesar de outras séries, como Bat Masterson e Daniel Boone por exemplo, se basearem em personagens e mitos do velho oeste, foi Bonanza, mesmo nos EUA, que alcançou o maior sucesso.
Com um grupo de artistas desconhecidos – o mais famoso, Lorne Greene ( o patriarca ), era apenas um locutor de rádio com uma voz conhecida, e os demais iniciando seu trabalho na TV com esta série – a série também cativou os brasileiros.

Vá conferir tudo isso e muito mais na BONANZA HOME PAGE , e nos outros links lá indicados.

Mas a série que deixava a turma presa na poltrona nas tardes do sábado era Perdidos no Espaço, a saga de uma família de colonizadores que se perdeu no cosmo por causa de um ato de sabotagem.
Os Robinson's, com a ajuda do Major West e de um robot, vagavam de planeta em planeta, enfrentando extra-terrestres e as aprontações do espião que os acompanhou na viagem, o Dr. Zachary Smith. Os bordões dos personagens ficaram marcados em nossa memória, e quem não se lembra da indefectível frase do Robot na aproximação de vilões –  "PERIGO !  PERIGO !", ou da afirmativa do Dr. Smith que sempre antecedia o início de mais uma grande enrascada: "Nada tema, com Smith não há problema !". (É uma pena que o meu provedor não possa lançar sons, pois os links estão cheios de arquivos '.WAV' com todos esses sons e trilhas sonoras, mas de qualquer forma é só você ir lá e conferir !).
Os efeitos especiais causavam espanto naquela época, assim como as inúmeras situações enfrentadas pelos heróis, se defrontando com alienígenas, que em 99% dos episódios tinham aparência de humanóides. Hoje em dia, revendo a série na TV por assinatura a gente percebe quão primários eram os argumentos e os truques. Através dos sites abaixo você vai ficar sabendo de muita coisa engraçada a respeito da série e de outras produções de Irwin Allen.

A série 'Lost in Space' é a que tem mais sites na rede, sem contar as 'cults' Star Trek e Star Wars, das décadas seguintes. Tem também a maior quantidade de fã-clubes. Selecionei um site brasileiro (fora do ar temporariamente) e dois intenacionais (Você encontra muitas fotos, inclusive uma bem recente com os artistas da série).

LOST IN SPACE
(site brasileiro, continuador do Controle Alpha Fortaleza)

The Steve Serino's LOST IN SPACE Page

Lost in Space

Uma das séries mais educativas entre todas as produzidas por Irwin Allen foi  
O Túnel do Tempo.
Dois cientistas americanos, para garantir a verba do seu projeto secreto se aventuram numa máquina do tempo ainda em experimento e iniciam uma viagem por eras passadas e futuras, em todos os lugares da terra e às vezes fora dela.
E é claro que os dois heróis nunca caíam naquela praia paradisíaca, cercados de garotas, ou numa pacata cidadezinha de interior. Só pintava pauleira: Titanic, Krakatoa, Guerra da Secessão Americana, Pearl Harbour etc.
Uma informação interessante é que num dos episódios, o General que comandava o Projeto se gaba para um Senador, a respeito da memória gigantesca dos computadores para permitir a viagem através do tempo: 40 Milhões de Bytes, isto mesmo, 40 Mega !!!!
Ainda sobre os computadores, é só ligar o Canal FOX e conferir – eles saíam dos 'sets' de uma série e iam parar no de outra. Frequentemente isso ocorria mais de uma vez ao dia no decorrer das gravações.

Dê uma olhada nas páginas:   TV Party  Ian Net

Um seriado que rendeu muitos frutos e novas versões foi o de BATMAN, o homem morcego . A série de TV dos anos 60 foi uma das extensas com um grande número de episódios e de vilões. Com a participação do menino-prodígio, ROBIN, nosso super herói enfrentava os desafios com a ajuda do BatMóvel, do mordomo Alfred, e com a parafernália tecnológica existente na BatCaverna.
A série tinha como característica um certo ar de gozação, naquilo que foi muito freqüente em outros tipos de programas e filmes (007 foi o principal) – o público gostava de ver as "cascatas" que rolavam.
A rede está cheia de sites de BATMAN, mas os da Série Original são poucos. Tem sites dos filmes de cinema mais recentes, dos filmes animados recentes, das histórias em quadrinhos, em suma, um personagem e tanto.

Que tal visitar o BATMAN TV Show  ou o The Batman 1966 Tribute Site, e relembrar ou conhecer como todo este sucesso começou.

Outro site interessante, e brasileiro, é a página do BATMAN do Kyval

Com espaço reduzido a 12 Mb para a página ( 40% de um Túnel do Tempo), só me resta indicar alguns outros links para sua navegação. Boa Viagem!

Parada Obrigatória - Televisão

VIGILANTE RODOVIÁRIO (Seriado Brasileiro !)

IRWIN ALLEN NEWS NETWORK

BEWITCHED ( A Feiticeira ) Home Page

GERRY ANDERSON'S WORLD

Página Extra Oficial da Família Addams

I DREAM OF JEANNIE

EPGUIDES - Lista de Episódios de Seriados

Retro TV

Séries Antigas da TV Brasileira

TV Online - Séries Atuais



Veja outros seriados já comentados nesta página no endereço abaixo:

Outros Seriados dos Anos 60

SpeakersSpeakers
Tema de Batman